Quer Publicar Seu Livro? Pergunte-me Como! [2] - ISBN

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Por: MicheleBran
Perfil: https://fanfiction.com.br/u/5389

Aloha!
Continuando nossa série de posts especiais sobre publicação, agora que já sabemos se devemos ou não publicar e como registrar nossa obra (quem chegou com o bonde andando, só clicar neste link), hoje aprenderemos juntos um pouco mais sobre outra parte do registro de um livro, mas que muita gente não sabe do que se trata: ISBN.
Pega a aguinha e PRE-PARA!


ISBN: É de comer?


Começando pelo básico, ISBN (ou “International Standard Book Number”) é, segundo o site da Biblioteca Nacional, “um sistema internacional padronizado que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país, a editora, individualizando-os inclusive por edição. (...) seu sistema numérico é convertido em código de barras, o que elimina barreiras linguísticas e facilita a circulação e comercialização das obras”.

Importante frisar aqui que o ISBN não é registro autoral. Para comprovação de autoria da obra, só voltar ao primeiro post (link lá em cima) e fazer o seu Registro de Averbação. O que o ISBN faz é uma catalogação, um registro no sentido de identificar e registrar alguns dados sobre seu livro.

Dito isto, vamos à outra questão importante: ele não é um recurso obrigatório se você quer publicar por conta própria ou online, mas algumas livrarias o exigem. É uma ótima ideia pesquisar antes, se os locais em que você quer vender sua obra (caso seja independente) possuem esse requisito e já providenciar logo. Se você deseja publicação por editoras gringas, então, se torna algo quase indispensável.

Editoras de grande porte já farão tudo isso, então não é necessário se preocupar. Mas é bom verificar em contrato se as de médio e pequeno porte também têm esse serviço incluso no pacote. Caso não tenha e você queira, terá de fazer por si mesmo.


“Beleza, mas como eu faço isso?”

Pega o bloquinho de anotações e vem. Mas vem lendo com calma, porque é um pouquinho mais complexo do que o mero registro da obra.


“Olar...”

Antes de mais nada, você precisa estar cadastrado como editor-autor. Ou seja, precisa ir no link “Cadastrar Pessoa Física” para ver todas as informações (impossível colocar tudo aqui de forma clara e mastigadinha sem deixar esse post com umas 20 páginas e estou tentando deixar com apenas 4 cada post, rs) e baixar o formulário de cadastramento, um arquivo .xsl (planilha do Excel). Então você preenche bonitinho e tira uma xérox do seu CPF para enviar como anexo.

Importante observar a possibilidade de você se cadastrar usando seu pseudônimo, que você deve usar em todas as obras que publicar e resolver solicitar novos ISBNs.


“...Olha essa obra aqui...”

Com seu cadastro pronto, chega a hora de solicitar o ISBN de sua obra. Para isso, baixe o formulário e o preencha de acordo com estas orientações (lembra o que eu falei sobre ser impossível colocar tudo aqui mastigadinho? Pelo menos os links para consulta já estão todos aqui).

Caso tenha mais de uma obra para solicitação, preencha um formulário para cada uma delas. Também é interessante mencionar que, por ser uma planilha, você pode preencher no próprio programa e imprimir já pronto.

Depois disso, você deve imprimir uma folha de rosto para sua obra de acordo com este modelo, contendo:

·         Autor
·         Título e subtítulo (se houver)
·         Edição
·         Local
·         Nome do Editor (se estiver fazendo por conta própria, vai o seu nome de novo aqui)
·         Ano da publicação (no qual a obra foi/será efetivamente publicada).

Caso esteja publicando com um pseudônimo, siga este modelo aqui.

Outros links importantes para consultar na hora do preenchimento é a tabela dos códigos de assuntos e a tabela de idiomas; além de um link com as obras que recebem ISBN e as que não recebem.

Importante frisar que nem sempre será necessário enviar uma cópia da obra. Em alguns casos, isso não é solicitado e em outros é pedido o envio apenas das primeiras 25 páginas. Isso fica a critério deles. Por via das dúvidas, já deixa guardadinho aí para adiantar, caso precise.


“...Registra, por favor, nunca te pedi nada”

Com toda a documentação pronta, é hora de se preparar para a facada no bolso. Digo, para o envio e pagamento pelo serviço, que pode ser realizado via Correios, entrega presencial na própria agência ou online, através da área do editor (você terá acesso a ela quando se cadastrar como editor-autor).

Para o envio pelos Correios ou entrega na agência, anote este endereço:

Rua México, 45 – 5º andar – Edifício Lumex
Centro - Rio de Janeiro – RJ
CEP: 20.031-144 

Cada forma de envio tem uma forma diferente de pagamento. Se optar pelo envio online, será gerado um boleto bancário (e todo o processo deve ser feito dessa forma, excluindo envio pelos Correios ou presencial).

Para envio pelos Correios, o pagamento deve ser efetuado para:

Fundação Miguel de Cervantes
Banco Santander (033)
Agência: 3140 Rio-Graça Aranha
Conta Corrente: 13000470-9
CNPJ: 05.214.413/0001-92

Aqui você pode consultar outras formas de pagamento e aqui a tabela de preços onde você verá que cadastrar a obra em si até não é tão caro. O problema mesmo é o cadastro como editor.
Com tudo isso pronto e devidamente enviado, só esperar que eles mandem seus números (o prefixo como editor e o ISBN da obra).

E ESTEJA ATENTO. Leia todas as informações do site, já que dessa vez é impossível colocar tudo aqui, mas qualquer dúvida, fiquem livres para perguntar.


“Tia Michele, eu preciso de um ISBN novo se eu mudar a obra?”

Infelizmente, sim, querido autor.

Segundo o site deles, é necessário um novo ISBN sempre que mudar algo no conteúdo da obra. Outros casos que necessitam de um novo código são:

·         Cada edição de uma publicação;
·         Cada edição em idioma diferente de uma publicação;
·         Cada um dos volumes que integram uma obra em mais de um volume e também ao conjunto completo da obra (coleção);
·         Cada tipo de suporte, tipo de formato, tipo de acabamento e tipo de capa;
·         Reimpressões fac-similares;
·         Separatas (desde que apresentem títulos e paginação próprios). [Fonte]

Já quando houver a mera reimpressão, mudanças de capa, formato de letras e correção ortográfica do livro não precisa de outro.

Também é fundamental observar onde e como usar seu o ISBN para colocar no cantinho certo e não ter maiores problemas. E, por último, mas não menos importante, mesmo que você esteja publicando um e-book, pode pedir seu ISBN sem problema nenhum.

Caso não esteja com a cabeça dando voltas depois de toda essa papelada e toneladas de links para ler (eu avisei que era trabalhoso, rs), me permita dizer que logo teremos a parte 3, na qual aprenderemos diferentes maneiras de se publicar e começaremos pela tão falada publicação tradicional *barulho de trombetas imponentes*.

Vejo vocês mais tarde :3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog da Liga é um espaço para ajudar os escritores iniciantes a colocarem suas ideias no papel da melhor maneira possível.



As imagens que servem de ilustração para o posts do blog foram encontradas mediante pesquisa no google.com e não visamos nenhum fim comercial com suas respectivas veiculações. Ainda assim, se estamos usando indevidamente uma imagem sua, envie-nos um e-mail que a retiraremos no mesmo instante. Feito com ♥ Lariz Santana