Guia de Bolso do NaNoWriMo – Parte 2

terça-feira, 24 de outubro de 2017
Por: Michele Bran
Perfil: https://fanfiction.com.br/u/5389/

Olá, pessoal. Como vão?
Continuando nosso post sobre o NaNo, agora veremos como cadastrar seu projeto no site oficial do desafio.
Se você caiu de paraquedas nesse post e não sabe do que se trata, estamos falando do “National Novel Writing Month”. Apesar de ter o “National/Nacional” ali, escritores do mundo inteiro tiram o mês de novembro para escrever 50 mil palavras em alguma de suas histórias já existentes, para continuá-la, ou começar uma nova. Para conhecer mais, só clicar neste post.
Caso já saiba e esteja com a empolgação lá em cima para começar, vamos em frente.
Antes de tudo, obviamente, você vai precisar se cadastrar no site, caso ainda não tenha uma conta. Acho que o que mais assusta a galera BR é o fato de o site ser em inglês, mas é simples: se você não tem conta ainda, só clicar no “Sign Up”. Se já tem, só ir pra “Sign In” e entrar com seu e-mail e senha:


Para quem não tem cadastro, isso é bem fácil de fazer. Após clicar no “Sign Up”, vai carregar essa página de baixo. Você escolhe um nome de usuário, coloca seu e-mail, confirma seu e-mail, escolhe uma senha, confirma essa senha.
Depois seleciona o seu fuso horário, clica na primeira caixinha se tiver mais de 13 anos e na segunda, para aceitar os termos de uso (dica importante que o Bilbo nos deu n’O Hobbit: não assine/aceite nada sem ler antes :v).
Então, clica ali no captcha, depois em Sign Up (que não apareceu no print, mas fica logo embaixo) e voi là! Sua conta foi criada:


Com isso feito, vai carregar uma nova janela, onde você deve cadastrar a história que você quer escrever. Como foi explicado no outro post (que você deve ler, se ainda não leu. Fiz um F.A.Q bem interessante lá), o site não vai guardar sua história, é apenas para registrar suas estatísticas (como o projeto está avançando, quantidade de palavras que você já fez, etc.).
De novo, é super simples também. Clique em “create your novel” e espere:


Conforme o print abaixo, coloque no primeiro campo o nome de sua história e no seguinte selecione o gênero dela. Têm vários, de horror/sobrenatural a romance LGBT. Se precisar de ajuda, não tenha vergonha de recorrer ao tradutor.
Em seguida, você pode escolher uma imagem para ser a capa.


Você também pode adicionar uma sinopse para seu projeto:



E um trecho dele:



Mas esses últimos dois campos não são obrigatórios, então não precisa preencher se não quiser. Depois disso, só clicar no “create novel” e já estará tudo pronto para começar. 

Além disso, você também pode adicionar amigos, para acompanhar o progresso deles também, e badges a seu perfil.


Esses são os meus badges desse ano. Os azuis e laranja você ganha automaticamente. Os primeiros são de participação. Você ganha ao preencher seu perfil, selecionar sua região local, adicionar amigos, participar dos fóruns e doar para o NaNo, respectivamente. Só me faltam esses dois últimos.
Os laranja são desbloqueados conforme você avança no desafio: cadastra seu projeto; atualiza sua contagem pela primeira vez e por 5, 10 e 30 dias seguidos; alcança 1.667, 5.000, 10.000, 25.000 e 40.000 palavras; valida sua contagem; e, após o fim do NaNo, se compromete a fazer uma revisão. Ano passado ganhei todos (chupa, haters #aquelas HAUAHAHHAU), já esse ano... Bem, vamos tentando HAHAHA.
Os últimos você desbloqueia de acordo com sua atividade, preparação e conquistas pessoais em relação ao NaNo. Os meus eu ganhei por fazer back-up da história, cuidar do meu bem-estar (afinal, né, como escrever com sono e fome? Não dá rs), planejar a história com antecedência (sou dessas, beijos rs), participar do Camp NaNoWriMo, ser uma REBELDE (a proposta original do NaNo é começar uma história nova, mas você pode continuar outra; só é recomendado desbloquear esse badge), fazer playlist para a história (também sou dessas, beijos rs), espalhar o NaNo pro mundo (“com licencinha, senhor(a), teria um minuto para ouvir a palavra do NaNoWriMo?”), por ter #gratidão pela força recebida e ajudar os amiguinhos.
Para saber quais os outros badges e desbloquear os seus, só fazer como na imagem abaixo.


Nossa jornada está quase no fim. Na semana que vem, falarei como me preparo para o NaNo e vocês podem usar como sugestão para seu #Preptober (outubro da preparação rs) de vocês também. Se a gente correr, ainda dá tempo rs
Nos lemos na próxima segunda ô/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog da Liga é um espaço para ajudar os escritores iniciantes a colocarem suas ideias no papel da melhor maneira possível.



As imagens que servem de ilustração para o posts do blog foram encontradas mediante pesquisa no google.com e não visamos nenhum fim comercial com suas respectivas veiculações. Ainda assim, se estamos usando indevidamente uma imagem sua, envie-nos um e-mail que a retiraremos no mesmo instante. Feito com ♥ Lariz Santana