Uma boa história não é feita somente de boas ideias

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Por: Renan Andrade (Autor do Nyah)
Meia-noite. Você está escutando música calmamente, mexendo no WhatsApp e vendo vídeos no Youtube quando, de repente, surge uma grande ideia para uma fanfic. Você abre rapidamente o seu editor de texto e começa a digitar seus milhares de ideias e rascunhos para fazer sua história, personagens, cenários e pensar como deixar tudo mais realista, futurista, sobrenatural, mágico, etc.
Você pensa em todos os detalhes de uma cena e faz questão de envolver o leitor em cada segundo de uma trama, se importando 100% com a sua concordância verbal, gramática e tentando limpar qualquer erro de português para fora de sua fanfic. Parabéns, você é um em um milhão.
Como escritores e autores, sempre pensamos antes de levar uma ideia ao papel. Afinal, sempre existe a dúvida natural de que ela não seja boa ou atraente o suficiente. Mas quando vem aquela ideia ideal, a pressa para escrever é tanta que nem mesmo pensamos se aquilo está ficando bom ou não. Isso é certo. Afinal, as maiores cenas um dia já foram rascunhos que o escritor leu e releu por dias ou semanas, e é exatamente aí que o escritor se sabota: na revisão.
Como uma boa história não é feita somente de boas ideias, as boas ideias em si não fazem a história toda. É preciso uma boa escrita, um aprofundamento das cenas de clímax (sim, toda história que se prese precisa de no mínimo uma cena de clímax, já que esse é o momento pelo qual o leitor se lembrará da sua história amando-a ou amando odiá-la), um bom desenvolvimento do enredo, uma boa passagem pela revisão duas ou três vezes, para assim poder amadurecer as ideias, retirando o que está ruim ou acrescentando o que lhe pareceu faltar enquanto você revisava toda a sua ideia.
No entanto, é raro. Histórias com ideias extraordinárias já foram estragadas pela falta de um(a) autor(a) que se presasse. A escrita foi ruim, a história não tinha clímax ou uma continuidade, isso sem falar naquela ideia tosca que apareceu naquele momento estranho, somente para preencher mais algumas linhas de texto. Por favor... Nem uma one-shot sem compromissos merece um quarto desse desprezo!
Autores no começo da carreira sempre têm ambições mais altas que resultam nas ideias mais extraordinárias que os escritores experientes. Porém, o peso de uma ideia extraordinária nunca será suportado por um escritor novato, público para o qual escrevo esse texto. Pessoal, é sempre normal olhar para trás e dizer que não gosta de suas fanfics antigas, afinal, você começou a escrever ali, e boas ideias foram mal trabalhadas ali também. Você não aguentava o drama do enredo, não tinha a melhor das gramáticas, e era um bebê aprendendo a dar seus primeiros passos. Sempre devemos perdoar. Mas, depois do primeiro ano escrevendo e percebendo que a sua escrita não era tão boa no passado, você não deveria tentar melhorar como autor?
Ledo engano...
Escritores de fanfics que escrevem há quase cinco anos pouco melhoraram desde seu primeiro ano. Eles seguram mais firmemente as ideias em suas mãos, mas ainda não conseguem compor uma história envolvente por causa da escrita, ou têm gramáticas lindas que são estragadas pelo peso nos ombros que uma boa história pode causar. Seja qual for o motivo, esse escritor já deveria ter parado de escrever em seu terceiro ano, pois não, para um escritor de fanfics, o terceiro ano é o máximo de tempo que você tem para amadurecer, depois dali, você já sabe que um escritor não vai mudar... Não sem MUITO esforço.
Eu posso lhes dizer isso pois mesmo sendo um escritor de fanfics no final de seu segundo ano, eu treino minha escrita ferozmente quando escrevo, sejam histórias, personagens ou canções, além de conhecer pessoas que nada amadurecem sua escrita. Isso me deixa triste. Ver pessoas publicando rascunhos na internet (sim, eu digo, pois é verdade: em cada dez fanfics, seis serão rascunhos), histórias que poderiam ser melhor empregadas, melhor tratadas, amadas, cuidadas. Que poderiam ter sido mais bem revisadas! Essas histórias poderiam ter me feito chorar de emoção, enquanto somente me fizeram chorar de arder os olhos por causa de uma escrita ruim, ou de ódio de quem escreveu por ter dado o diamante de sua mente à forma de pedra no papel.

A minha dica é: leiam. Antes de escrever, leiam. Muito. Não leiam fanfics com erros gramaticais terríveis, leiam fanfics com uma escrita revisada e bonita, leiam livros, qualquer coisa que consiga fazer você entender o poder de uma só frase, e, aí, você finalmente irá entender o poder que uma história tem quando bem feita. Não seja um escritor de ideias, seja um escritor de histórias.

2 comentários:

  1. O incrível é que as histórias (fanfics) escritas por escrever é a que mais atrai o publico =(

    Confesso que no primeiro ano eu escrevia por escrever, nem esperava que alguém lesse, depois eu desisti por motivos pessoas. Nesse ano eu voltei com tudo, minha escrita evoluiu de uma maneira significativa e isso me deixou muito feliz, porém, parecia que eu fazia mais "sucesso" com a escrita ruim, o que é bem irônico. A maioria das pessoas não valorizam boas histórias, parece que elas não se importam com os olhos ardendo/sangrando com a péssima ortografia de alguns autores. Mesmo assim, mesmo com o desanimo, pretendo evoluir a cada dia mais e mais. E saber que já estou chegando no meu terceiro ano de escrita (e que é nesse ano em que se evolui para caramba) me deixa muito animada e mais incentivada!
    "Uma boa história não é feita somente de boas ideias", isso é fato. Pois por mais que a história não tenha significância para alguns, para o autor que a escreve é mais um incentivo para aperfeiçoar a maneira de escreve :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disseste tudo! Mesmo assim, acho que recentemente as pessoas se têm começado a importar mais com a maneira como a história é escrita. Nos grupos de Nyah! Fanfiction no Facebook eu vejo que um dos requisitos mais usados quando os leitores pedem fics é ter uma boa escrita/gramática/ortografia. No entanto, o que disseste não deixa de acontecer. Eu espero que as histórias comecem a ser mais valorizadas também pela maneira como são escritas e acho que estamos num bom caminho para isso :)

      Excluir

O blog da Liga é um espaço para ajudar os escritores iniciantes a colocarem suas ideias no papel da melhor maneira possível.



As imagens que servem de ilustração para o posts do blog foram encontradas mediante pesquisa no google.com e não visamos nenhum fim comercial com suas respectivas veiculações. Ainda assim, se estamos usando indevidamente uma imagem sua, envie-nos um e-mail que a retiraremos no mesmo instante. Feito com ♥ Lariz Santana