Os 18 erros mais comuns em fanfics

terça-feira, 30 de abril de 2013

Por: Gabriela Petusk


Ahoy, marujo! Aqui é a limpadora de convés Gabriela Petusk. Tenho ordens expressas para assumir o comando do navio de vez em quando, har, har, har! Então, obedeça-me acompanhe-me neste post. *joga o esfregão em qualquer canto*

Quando você escreve ou lê fanfics há certo tempo, começa a perceber que elas têm coisas em comum. Se você é, por exemplo, fã de um anime em especial, vai notar que algumas histórias começam todas com a mesma ideia. Que leitor de fics de Naruto nunca viu “Sasuke volta para Konoha e...”? Do mesmo modo, percebemos que existem muitos erros em comum. Alguns deles fazem centenas de leitores passarem raiva: “Não acredito que o autor fez isso de novo!” ou “Será que ninguém repara nisso aqui?”

Vim aqui para salvar o dia, ou pelo menos listar algumas coisas que os autores já deveriam ter parado de fazer há muito, muuuito tempo:


1) Usar internetês


sab cm eh rsrsrs n fik lgl se vc abrevia mt as coisas na hr d screver


Doeram seus olhos? Se não, deveria. Ao escrever uma história, seja num diálogo ou na descrição, mantenha distância. As abreviações servem para conversas informais e tão rápidas quanto possíveis. Você não quer dar impressão de que escreveu tudo com pressa, certo?

As únicas exceções para o internetês é quando as personagens da história estão conversando por mensagens no celular ou em algum chat da internet. Você, autor, deve passar longe do internetês.



2) Repetir palavras em excesso

Estou em casa. Fazia tanto tempo que não vinha para casa... Que saudades eu estava! É tão bom estar em casa outra vez. Tudo na casa está exatamente do jeito que eu deixei, mesmo que a casa toda esteja empoeirada. Ainda é a casa de antigamente.


Existem dois jeitos de usar a repetição. Um deles é feito por autores mais experientes, usado pra enfatizar alguma coisa. Mais do que isso: é proposital, não por acidente. O outro jeito deixa o texto chato e até irritante. Qual dos dois acontece com mais frequência? Uma chance para adivinhar.

Se eu, como leitora beta, fosse corrigir o trecho acima, ele ficaria mais ou menos assim:

Estou em casa. Fazia tanto tempo que não vinha para cá... Que saudades eu estava! É tão bom estar aqui outra vez. Tudo está exatamente do jeito que eu deixei, mesmo que todos os cômodos estejam empoeirados. Ainda é a casa de antigamente.

O problema real não é repetir, é fazer isso em um intervalo muito curto entre uma palavra igual e outra. Uma maneira de evitar isso é usar o localizador do Microsoft Word, ou da ferramenta de texto que você tem aí. Ele vai destacar aquele termo em especial, é só reler e apagar ou substituir aqueles que estão muito próximos. Simples, tecnológico e mágico.


3) Descrever personagens pela cor de cabelo o tempo todo

ATENÇÃO: Exemplo adaptado a partir de uma fanfic real. O trecho não foi utilizado de maneira depreciativa ou ofensiva ao autor, e sim para complementar o post. O nome do autor e da história não serão publicados por mim e nem devem ser divulgados nos comentários, caso o leitor do post conheça a fanfic em questão. 

O moreno olha com uma cara satisfeita para o ruivo e diz:—Eu já te diverti, agora me faça feliz.O ruivo olha para o moreno e diz:—Então, a partir de agora, você vai fazer o que eu mandar.

Por mais que, dependendo da situação fique claro de que personagens você está falando, fazer isso toda hora é péssimo. A imagem mental da cena é um monte de perucas interagindo.

Se a sua história tem um elenco muito grande de personagens, é mais conveniente usar os nomes deles em vez de 500 sinônimos diferentes (a garota, a menina, a loira, a estudante...). Para um bom exemplo disso, leia a série Harry Potter.


4) Nível de descrição: zero

Fulano, Ciclano e Beltrano vivem num mundo mágico. Os garotos passam o dia todo em aventuras pela floresta e treinando para serem grandes cavaleiros.

Uma coisa que pode soar óbvia, mas na qual muitos autores pecam, é achar que o leitor é vidente. Que se você apresentar uma personagem só pelo nome, é possível imaginar como ela é fisicamente. Que se você passar muito por cima na descrição é fácil visualizar a história. Não, não é.

Eu acredito que o quanto você descreve depende da história em questão e do seu estilo de escrita. Em uma fanfic de um anime popular, não é tão necessário assim falar “Naruto era loiro de olhos azuis” e coisas do tipo. Já em uma trama completamente sua, ninguém conhece o ambiente ou as personagens. Use sua intuição, pergunte aos amigos ou ao seu beta qual seria a medida.


5) Overdose de adjetivos

Lá estava ele. Alto, loiro, malhado, de ombros largos, postura confiante, o olhar sedutor que encantava todas as garotas, o sorriso atrevido, o andar despreocupado, vestindo seu casaco esportivo, a mochila dependurada em um ombro só, os tênis gastos pelo skate, as calças rasgadas, os amigos ao lado, todos muito menos bonitos que ele. Talvez se eu os visse sozinhos, até os achasse charmosos, mas quase se apagavam diante daquele garoto perfeito. 

Esse erro aqui é o completo oposto da descrição zero, e nenhum dos dois extremos é bom para a sua história. O anterior não deixa o leitor imaginar, a overdose é enjoativa e entediante. Mesmo autores profissionais caem neste problema, como E. L. James, de Cinquenta Tons de Cinza, ou Stephenie Meyer. No caso dos livros citados, isso acontece para dar enfoque total ao par romântico da protagonista, o que não deixa de ser uma falha. Caso você queira mesmo detalhar uma descrição, faça isso aos poucos, um “lote” de adjetivos de cada vez.


6) “Não sei fazer sinopse”... Na sinopse. E seus derivados.

“Leia e descubra” “Sinopse lixo, história legal” “Leia e comente” “Ninguém vai gostar dessa porcaria” “Odiei esse capítulo” “Eu escrevo muito mal!” “É minha primeira fic” “Desculpem os erros” “Sejam bonzinhos nos comentários”

Para começar, não recomendo nenhuma dessas coisas. Vou explicar por quê.

“Não sei fazer sinopse” e “Sinopse lixo, história legal”: Aprenda a fazer uma sinopse, então, ou peça uma a um amigo e dê os créditos a ele nas notas, não na sinopse. Não é assim tão difícil. 

“Leia e descubra”: O objetivo de uma sinopse por si só é causar curiosidade, então se ele gostar do que viu, com certeza vai “ler e descobrir” a história. 

“Leia e comente”: Nas notas da história, até tudo bem. Sinopse não é lugar pra isso. 

“Ninguém vai gostar dessa porcaria”, “Odiei esse capítulo” e “Eu escrevo muito mal”: Primeiro, se você não gostou do que escreveu não poste ainda. Reescreva, corrija e peça ajuda até gostar. Segundo, não se desvalorize dizendo que escreve mal. A maioria das pessoas que faz isso é para receber elogios, o que não é uma atitude muito honrosa. Mesmo que você ainda não escreva bem, corra atrás de alguma coisa que te faça evoluir. 

“É minha primeira fic”: Não é desculpa pra não se esforçar. Faça uma boa estreia, ué. Não dizem que a primeira impressão é a que fica? 

“Desculpem os erros” e “Sejam bonzinhos nos comentários”: Corrija os erros. A partir do momento em que você posta uma fanfic, está colocando sua história à mostra para todo tipo de leitor com todo tipo de opinião. Não estou justificando grosseria de ninguém, mas se prepare para que alguém não goste, não só para elogios. 


7) Atitude arrogante ou grosseira com os leitores

“Sem reviews, sem capítulo!” “Não pedi sua opinião.” “Ninguém te perguntou nada.”

Não façam isso. Nunca. Número um: se não receber reviews, poste normalmente. Número dois: “ninguém te perguntou” e afins é mentira. E o “opiniões, por favor” nas notas finais, o que significa? Que você perguntou, sim. Fosse pra ouvir só elogios, não diria que não perguntou. 



8) Títulos em língua estrangeira... Errados.

“Its love?”, literalmente, significa “Seu amor?”, e ainda tá errado, porque não se usa “it” para pessoas. Você quis dizer: “Is it love?” = “Isso é amor?” ou “Será isso amor?”

Isso é muito chato, sério. O Google Tradutor nem sempre dá versões corretas, quem fala inglês ou qualquer outra língua estrangeira sabe disso. Até na conversão para espanhol, uma língua com estrutura praticamente idêntica ao português, várias coisas vêm tortas. Prefira títulos em português. Se não tem jeito mesmo e você não fala a língua em questão, para evitar que isso aconteça, poste quando tiver certeza do que está escrito ali ou peça para alguém fluente traduzir pra você.


9) Fanfics na categoria errada

“Depois do casamento, Edward e Bella Cullen se mudam para...” Categoria: Originais.

É incontável a quantidade de autores que faz isso. Sua história pode ser denunciada e você vai receber uma advertência da moderação caso seja pego. Mesmo que não aconteça, seus leitores-alvo nunca vão procurar por uma fanfic de Crepúsculo fora da categoria Crepúsculo, por exemplo, é o mesmo que procurar um tubarão no meio do mato. As categorias servem para facilitar a busca. Não faça bagunça com uma coisa que é para ajudar.


10) Colocar emoticons no texto

“oi linda n___n” “oiiiiiiiiii *-*” “como você tá? *O*” “to bem e você? s2 s2 s2”

Reserve os emoticons para o MSN, o Facebook ou SMS. Eu mesma os uso com meus amigos. Não quer dizer que possam aparecer por todo canto da sua narração, descrição, diálogos...

Assim como o internetês, existe uma exceção para cenas onde as personagens estejam em um chat ou trocando mensagens pelo celular, mas é só. De resto, fuja. Para bem longe.


11) Capítulo de apresentação de personagens

“Fulaninha: Estatura alta, cabelos escuros e longos com franja, magra e branca, olhos verdes. É amigável, extrovertida, ama festas, garotos...”

Vai contra as regras do site e não é legal, parece que você tem preguiça de escrever. Fichas de personagem são para você usar como ferramenta para você, autor, a fim de não se perder ou esquecer detalhes, talvez em um jogo de RPG (interpretação de papéis), e não devem ser publicadas. Existem vários jeitos de apresentar personagens, dê uma olhada no que os autores de livro costumam fazer e use nas suas histórias. 


12) Underline no lugar do travessão

_Temos que correr!_ Ela disse—Não, temos que consertar a fanfic!

Além de ser um erro, é esteticamente feio. Para não ter desculpa de “Ai, mas eu não sei onde fica o travessão”, eu vou ensinar um truque. Se você usa o Microsoft Word para escrever, seus problemas acabaram.

a) Clique na aba “Inserir” e no ícone “Símbolo”




b) Uma caixa com símbolos vai se abrir. Clique em “Mais símbolos”.



c) Uma janela vai se abrir. Clique na aba “Caracteres especiais”


d) Clique na linha onde aparece o travessão (—) e, com ela demarcada em azul, no botão “Tecla de atalho".





e) Clique na caixa de texto “Pressione a nova tecla de atalho” e aperte a sequência de teclas que você quer configurar para fazê-lo aparecer.



Eu uso a configuração do underline, que é “Shift” + “-“. Isso não vai fazer o comando anterior desaparecer do seu Word caso você precise usá-lo: quando quiser, dê o comando do travessão e Backspace (apagar) logo em seguida, o símbolo antigo vai dar as caras. E chega de diálogo com underline!


13) Parágrafos “têm de tudo” e com tamanhos bizarros


Não vou dar exemplo dessa vez, seria muita fadiga e eu quero evitar a fadiga. Um parágrafo do tipo “tem de tudo” junta um monte de assuntos sem dar um mísero “enter”, aí começa falando das meias que a personagem vestiu e termina com uma reflexão dela sobre o futuro do planeta e o aquecimento global. Isso pode acabar dando a ele um tamanho absurdo, de umas dez linhas ou até mais, ou só ficar tudo confuso mesmo. Em caso de não saber onde começar e acabar cada assunto, peça uma mãozinha ao leitor beta e/ou veja o que autores profissionais fazem.



14) Usar links e imagens por preguiça de descrever

Acordei e me olhei no espelho. (link) Abri o armário (link), fiquei indecisa entre a camiseta (link) e o casaco (link), mas acabei escolhendo o vestido (link). Depois, calcei os sapatos (link) e fiz a maquiagem (link).

Você gosta de moda? Legal. Sua personagem tem bom gosto para roupas? Incrível. Sua fanfic está lotada de imagens e links nos capítulos? Opa, espera aí.

Este erro irrita o leitor (clicar neles o tempo todo é chato e fotos atrapalham o andamento do capítulo) e encurta demais a descrição. Um texto escrito, como um livro ou uma fanfic, depende da imaginação do leitor e, para deixar claro no que você, autor, está pensando, é necessário descrever. A quantidade de detalhes e a maneira como eles são expostos varia de acordo com a narração e o assunto na hora, mas esse é tema para outro post. Saiba você ou não como descrever, vá se desapegando dos links. Mesmo que os use vez ou outra, eu recomendo um máximo de dois por capítulo. É, acabou a folga. Escritores, ao trabalho!


15) Alternar primeira com terceira pessoa

Meu nome é Fulana, estou caminhando para a escola. De repente, Fulana viu sua amiga saindo pelo portão, e a aula nem mesmo tinha começado.

Não tem “mas”. Está errado. Fica confuso, tira a característica pessoal ou impessoal da história, mistura os tempos verbais, enfim, uma bagunça total. Quer mesmo, mesmo, mesmo fazer isso? Então primeira pessoa em um capítulo, terceira em outro. Não recomendo de qualquer modo.


16) Um monte de pontos de vista (POV) no mesmo capítulo


Fulana POV: Dobrei a esquina e vi Ciclana. Meu deus!
Ciclana POV: Não acredito. É Fulana, depois de todos esses anos? Corri para ela.
Beltrana POV: Observei de longe. Aquelas duas iriam pagar pelo que fizeram comigo.

Assim como o erro anterior, dá um nó na cabeça dos leitores. Dá tranquilamente pra fazer uma história com um ponto de vista por capítulo, vide George R. R. Martin (As Crônicas de Gelo e Fogo), Rick Riordan (Percy Jackson e os Olimpianos e As Crônicas dos Kane), Brandon Sanderson (Elantris. Não conhece? Recomendo muito!) e vários outros. No mesmo capítulo, vira confusão.


17) Marcadores de “on” e “off”

Ligação on. Ligação off. Flashback on. Flashback off. POV Fulana on. POV Fulana off. Pensamento on. Pensamento off.

Por favor, não. Dá pra saber que quando a personagem diz “Alô?”, a ligação começou, e no “Tchau!”, ela desligou. Se não disse “tchau”, “Colocou o telefone no gancho” ou “Apertou o botão de desligar” são mais do que suficientes. Com flashbacks, não é tão óbvio, então use letras em itálico ou deixe claro no parágrafo anterior que aquilo é uma memória. Tenho medo de quem usa POV e pensamento on/off. Pensamentos entre aspas. Eu imploro.


18) Grand finale: Jogar pedras no seu beta ou em qualquer pobre alma tentando ajudar

“Você tá é com inveja!” “Faz melhor, já que não gostou” “Não tenho culpa se você não entendeu” “Não sou profissional, pare de me cobrar!” “A fanfic é minha, eu escrevo do jeito que eu quiser” “Você é o único que não gosta” “Esse é meu jeito de escrever, não tente me mudar” “O importante é o conteúdo da fic, não como eu escrevo” “Quero opiniões, mas se vier pra criticar nem precisa” “Eu n qria q vc corrijisse meu português soh a istoria!!1!!1”


Livremente inspirado no blog da Cyndi, membro da Liga: As desculpas mais deslavadamente escrotas do Nyah


Apenas uma reação.

AAAAAAAAAAAAHHHHHHHH!

Este é o fim de mais um post gigante meu. Foi divertidíssimo e espero sinceramente que seja de grande utilidade. Um agradecimento a todo o pessoal da Liga que colaborou com sugestões: Solemn Hypnotic, Lady Michele Bran, Suikrai, Cyndi, Lady Salieri, Sansan, Anne L, velvetsins e OliviaMee.

***

Gabriela Petusk é quase escritora, quase criativa, quase complicada. Aspira ao cargo de editora ou copydesker em algum lugar do país ou do mundo e garantiu uma vaga no curso de Jornalismo da UFU.



142 comentários:

  1. Adorei o post, tudo verdade!!!! Não sei o que é pior escrever com esses erros ou ler e achar um máximo o que está escrito dessa forma, já vi muito isso :( Triste, mas fazer o quê? As modinhas nas fanfic's valem muito mais do que escrever correto.

    ResponderExcluir
  2. Nossa post magnífico! Concordo totalmente, mas ficou uma dúvida sobre os PDV/POV, quando a narração da fanfic é alterada e alternada entre dois tempos é errado, mas e se ela alterna entre personagens em tempos diferentes mas no mesmo capítulo? É errado também? Eu vi várias histórias assim, inclusive a "Descobertas" da Kori Hime (admin do Nyah!) que é uma história linda, utiliza do recurso.
    PS: morri de rir com o ultimo tópico, pior que é desse jeito mesmo! E tem gente que ainda vem te xingar, vê se pode!

    ResponderExcluir
  3. Olá, minha querida! Não acho que esteja "errado" mudar de narrador no meio do capítulo. Em literatura é impossível estabelecer "certo ou errado", então nem tentamos haha. Enfim, a grande questão que a Gabriela assinala é a questão da muleta do "marcador", ou seja, colocar essa "rubrica" de POV ON e POV OFF, ou POV de fulano ou POV de Beltrano. A ideia é que você conduza a narração de maneira que o leitor perceba, sem ter de recorrer a esses marcadores =)
    Um beijo, minha querida, muito obrigada pelo coment

    Liga dos Betas Team!

    ResponderExcluir
  4. Depois de ler isso vou ali agradecer aos meus leitores por gostarem de todas minhas fics mesmo eu cometendo tanto erros. LOL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Morri de rir agora,também já tava indo :"D

      Excluir
  5. Amei o post! Me ajudou muito! Eu sempre colocava isso de POV haha nunca mas faco isso agora eu coloco no italico haha

    ResponderExcluir
  6. Nii, que bom que você gostou. Gostamos demais em saber que fomos úteis. Continue comentando e participando!
    Um beijo grande!!!

    ResponderExcluir
  7. Gostei do post! Mas não entendi uma coisa com eu posso fazer a narração mudar (P.O.V) sem colocar P.O.V?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloque só o nome do personagem e mude para itálico. Assim fica muito mais fácil! :) Não sou a Gabi mas, tá aí!

      Excluir
  8. Oláá, minha querida!
    Então, apesar de a Gabi ter orientado que você não fique mudando de ponto de vista muitas vezes no mesmo capítulo, porque pode ser cansativo, se for importante, você pode fazer mudar a narração usando outros recursos: usar o itálico, colocar uma frase dando a entender que a narração está a cargo de outro personagem, pode colocar asteriscos e soltar um espaço maior no texto entre um POV e outro, coisas assim^^

    Abração =)

    ResponderExcluir
  9. Nossa, são muito chats aqueles autores que colocam "Sinopse lixo, mas leiam". Eles pensam que isso é ser humilde, mas não é ¬¬'

    ResponderExcluir
  10. amei!!!
    quando eu li seu post eu revisei minha fic varias vezes e achei erros horríveis!
    confesso que não sou muito boa com o português e erro coisas simples e idiotas T.T
    mas estou me esforçando para acabar com esse erros!!!
    muito obrigada pela ajuda!!! <3

    ResponderExcluir
  11. Oi,tudo bom?

    Eu adorei a postagem. Já cometi alguns dos erros,mas agora não faço mas isso.
    E sabe,eu queria fazer um pedido. Confesso que não sei narrar uma luta e eu queria pedir uma postagem com o tema "Como narrar uma luta" . Vocês poderiam atender meu pedido,por favor?

    Eu estou escrevendo uma história no Nyah! e contém cenas de luta,por isso,preciso de uma ajuda.
    Eu sei que poderia conversar com meu beta,mas o problema é que eu não tenho e está difícil de arrumar um,já que no Nyah! existem milhares de escritores e poucos betas.

    Agradeço desde já,beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou acrescentar no banco de ideias e em breve escreveremos esse post. Obrigada, minha querida! Beijo!

      Excluir
  12. " Um monte de pontos de vista (POV) no mesmo capítulo"
    Discordo.
    A maior dificuldade para uma mulheres casada, com filho, que trabalha e estuda é manter uns 5 minutinhos de paz e sossego para escrever. Mas, infelizmente a paz e o sossego não deixa escrever uma história completa.
    Os Povs são uma salvação, e não confundem ou pelo menos não confundiram meus leitores, num passado não tão distante.
    Na época em que minha filha nasceu, eu tinha no mínimo meia hora para escrever, era uma forma de relaxar.
    Assim, minha coautora e eu (no msn) escrevemos 3 histórias alternando povs, porque dessa forma eu só precisava me preocupar com a contra resposta do personagem.
    Meus leitores amavam a história. Apesar de hoje eu achar horrível a trama KKKK mas é uma alternativa para mulheres, que assim como eu, não tem tempo, mas quer continuar fazendo algo legal para descontrair.
    Mas isso não quer dizer que todo mundo precisa gostar e aceitar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez precisamos desenvolver mais essa ideia do POV, acabou ficando incompleta, na nossa indignação haha...

      A questão do POV, não é o ponto de vista em si, mas a maneira como ele vem exaustivamente marcado e alterado sem acrescentar nada de interessante para a história, e colocado totalmente sem propósito, só pra encher linguiça mesmo. Esse (POV on e POV off) e essa troca de ponto de vistas que narra a mesma coisa praticamente igualzinha, trocando nomes apenas, sem ter nada enriqueça a história, é muito cansativo. Quando se muda o ponto de vista de uma narrativa, se muda praticamente tudo, ou seja, uma pessoa não percebe um fato de uma mesma maneira que outra, não narra da mesma maneira que outra, não usa a mesma linguagem, nem sequer mesma estrutura frasal que a outra. Sem contar que a psicologia diz que a gente enche as lacunas de vários acontecimentos que o cérebro não percebe com imaginação, então, às vezes uma pessoa pode narrar uma coisa e otura narrar outra diferente. A língua, e a maneira como articulamos as ideias, muda de acordo com idade, gênero, lugar em que vivemos, formação, religião etc,etc.

      Não posso falar por toda a Liga, mas acredito que uma mudança de ponto de vista, seja usada para descontrair ou não, é algo de muita responsabilidade que muitos autores (não estou me referindo a você,é claro, que sabemos que tem um grande talento para a escrita) tomam levianamente. Tudo pode em literatura, desde que seja escrito com um propósito dentro da história.

      Obrigada pelo comentário, de todas as formas.

      Um grande abraço^^

      Excluir
  13. Excelente postagem, concordo com tudo que foi dito. Vou até dar uma olhada na minha fanfic pra ver se tem algum erro("é minha primeira fic"... desculpa esfarrapada. Heheh). Ri muito do último tópico, já que ainda hoje recebi uma resposta assim. Eu comentei que na fic de X autor, as coisas aconteciam muito rápido: em 6 capítulos se passaram 6 ou 7 anos e a protagonista saiu com 3 homens. Pedi que diminuísse o ritmo das coisas, e o que eu recebi como resposta? Um "e se eu não quiser vc não é minha mãe kkkk'"
    Se ele pediu comentários, que aceite as críticas, ué.
    Acho que vou solicitar um beta, já que nunca escrevi uma fanfic antes, e não sei se está bom o jeito que estou fazendo, então quero agradar meus futuros leitores. Postei no Yahoo Respostas a sinopse, e apareceu um cara falando "QUE LIXO, SE MATA!". Nesse momento, fiquei com vontade de pular do último andar do edifício mais alto do mundo.
    Mas vou tentar continuar a minha história, pedindo ajuda a meus amigos da escola, que também são escritores.
    Agora, tenho de ir.
    Até a próxima.

    ResponderExcluir
  14. Concordo com tudo, só acho que o POV não deve ser tão crucificado assim. Desde que mostrem dois lados completamente diferentes complementando a fic. É realmente horrível um capítulo de poucas palavras com 4 POV´s. Olhando por um lado... Eu realmente cometi alguns desses deslizes, isso me ajudou a percebê-los. Mas agora estou com algumas dúvidas que surgiram enquanto eu lia: existe um tamanho ideal para cada capítulo? Já vi várias fics com capítulos de 3, 4 mil palavras e outras com apenas 500... Isso me intriga, eu sei que escrita é escrita e não é possível definir uma regra geral, obrigatória. Mas deve ter algo para orientar quanto a isso, talvez o gênero, estilo de escrita. Outra dúvida que também tenho é como finalizar um capítulo. Já vi de dois modos distintos (não sei se há um terceiro, entretanto são os que consigo lembrar no momento): onde uma ação, fato, arco da fic é finalizada: "voltou para casa sabendo que tudo estava prestes a mudar" ou quando uma ação, fala é interrompida: "estava correndo quando..." (algo nesse estilo). Não sei se já falaram sobre isso aqui, de qualquer maneira eu realmente fiquei em dúvida, pois concluir é tão difícil quanto começar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, estou com as mesmas dúvidas. Aguardando Respostas junto contigo kkk'

      Excluir
    2. Antes de mais, quero pedir desculpa à Mei pelo tempão que demoramos a responder às tua perguntas, mas ainda não existia alguém responsável por isso na altura. Não sei se a resposta é do teu interesse, mas visto que mais alguém revelou ter as mesmas dúvidas, vou responder.

      - POVs
      Acerca dos POVs, eu respondi a um comentário não faz muito tempo que talvez seja do vosso interesse. "Usar o POV não é errado, desde que o saibas fazer. Mudar de POV muitas vezes durante um capítulo fica mal e confuso, por isso é que não aconselhamos a fazer. Antes de mais, define duas ou três personagens que vão narrar a história. Eu não aconselho a mais do que isso.
      Tenta manter a mesma pessoa a narrar durante todo o capítulo, e muda só no início de cada capítulo. Para além disso, não contes a mesma ação duas vezes. Isto é, duas das personagens, A e B, que narram a história, encontram-se. A não ser que seja mesmo necessário para a compreensão da história, não contes a cena duas vezes, uma pela perspetiva do personagem A e outra da perspetiva personagem B. Isso pode tornar a história desinteressante. [...]"

      - Tamanho do capítulo
      O tamanho de um capítulo pode sim ter a ver com o género da história, pode ter a ver com o estilo de escrita do escritor — uma pessoa que faça mais descrições vai fazer capítulos maiores — mas tem sobretudo a ver com o gosto do autor e dos leitores. Existem pessoas, como eu, que gostam de capítulos médios, com entre 1000 e 2500 palavras, aproximadamente; existem outras que gostam de capítulos curtos, com menos de 1000; existem outras que gostam mais de capítulos longos, com 3000 ou 4000 palavras (valores aproximados). Tem muito a ver com o gosto. Não existem uma regra.

      - Finalizar o capítulo
      Novamente, tem a ver com a história, com o estilo de escrita e com o gosto, mas também tem a ver com o género de ação em que o capítulo acaba. Se for numa ação em que haja muito suspense, uma aventura, uma descoberta, então poderia ser uma boa ideia terminar o capítulo "a meio" dela; se for uma ação de um capítulo em que o/a personagem esclareceu algo, ou resolveu algo, está feliz ou triste mas não há realmente nada de intrigante, então pode ser melhor terminar o capítulo no fim de uma ação. Não existem regras. Varia de autor para autor.

      O melhor seria, se tiveres um/uma beta, pedir-lhe a sua opinião, pois ele pode, melhor do que ninguém, dizer-te o que é melhor para a tua história.
      Espero ter ajudado.
      Beijo

      Excluir
  15. Olha, eu adorei o post sim e, pelo que vi, só tem um erro que eu faço, que é o Flashback on, tudo bem, sei que não e certo, mas, por mais que explique como fazer de uma maneira melhor, até entendo e tal, acho que não fica tão ruim assim, tá certo que escrever assim esteja errado, mas é, digamos, o mais razoável entre todos esses "erros", não?

    ResponderExcluir
  16. Adorei o post, vou rever a questão dos POVs e Flashbacks (on/off). E é muito chato ler histórias com internetês e essas coisas, odeio a linguagem, nunca escrevo assim, nem em chat. A única coisa ruim é que tinha um erro, "ciclano" é algo da Química que não sei direito o que é, o usado em pronome indefinido é "sicrano", com "s" e "r". Mas o post em si está ótimo.

    ResponderExcluir
  17. Bom, graças a Deus a maioria desses erros listados eu não comento, com exceção de um. Ainda me refiro a personagens por suas características, principalmente a dos cabelos (faço uma perucada danada) para evitar a repetição constante por seus nomes. Mesmo assim, algo me incomodava ao fazer isso. Com o que vc falou tenho certeza que não vou mais fazer.

    Valeu por essas dicas!

    ResponderExcluir
  18. Posso Posta essa dicas na minha page do Facebook?: https://www.facebook.com/TudoFanfic1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você referenciar todas elas (ou seja, nos dar os devidos créditos "nome e link - www.ligadosbetas.blogspot.com), seja na imagem que vc usará ou no corpo da mensagem para cada uma, pode. Vamos supor que você vai postar uma dica todo dia, ou separadamente, daí dê os créditos todos os dias, ou em cada dia, NÃO apenas no primeiro ou dia na primeira vez em que você postar =). Já curti página, by the way =) Faça um banner legal e me mande e eu a acrescento aqui no blog =3

      Excluir
  19. Eu gostei muito desse post, tá de parabéns a autora! E o melhor foi constatar que em tantos anos escrevendo fanfics eu não cometo tantos erros abomináveis, rsrs; sei que ainda tenho um caminho longo a percorrer e tal. Uma coisa que realmente irrita na leitura são os marcadores de on e off, quando é muito mais elegante indicar o flahshback por itálico. A questão dos POV... primeiro não sou a maior fã de narração em primeira pessoa, geralmente opto pela terceira pessoa, mas não sou totalmente contra o POV de algum personagem e é até aceitável a alternância entre um ou outro, desde que não seja aquela coisa cansativa de ter a mesma cena narrada primeiro por um depois pelo outro, isso sim é chato para caramba.
    Gente, o travessão! Eu ri aqui por que de todos os erros esse é o que eu mais cometi em minhas histórias; muitas das minhas fanfics foram escritas antes de eu dominar o Microsoft Office Word, rs, por incrível que pareça, quando eu comecei a postar no Nyah não tinha computador em casa e geralmente usava o da escola, mas enfim, eu realmente não sabia como colocar o travessão e usava um hífen no lugar. Vergonha, rsrs. Mas afinal, é errando que se aprende, certo?
    Outra coisa, referir-se aos personagens pela cor do cabelo "o ruivo, o moreno, etc"; sempre achei isso estranho, quando comecei a ler fanfics e encontrar muito disso, comecei a pensar que eu é que estava errada por não fazer igual, até tentei me adaptar, mas não consegui inserir esse costumo nas minhas histórias.

    P.S
    Esse blog é realmente ótimo, parabéns pessoas!

    ResponderExcluir
  20. Eu geralmente, não, eu uso aspas para indicar o pensamento de um personagem e ainda coloco em italico. É errado? Tenho que mudar?

    ResponderExcluir
  21. Oi, obrigada pelas dicas, ótimo post!
    Mas fiquei com duvida no assunto de POV. Estou escrevendo uma fic, ela tem 12 personagens, é uma fic de bandas. Como posso colocar o ponto de vista deles, sem colocar a marcação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Desculpa me intrometer, mas já que já fiz... heheh. Por que você não põe em terceira pessoa? Desse jeito, pode mesmo assim expressar os pensamentos deles. Por exemplo:
      "Fulano começou a tocar, sem se importar se o som estava bom e muito menos se o violão estava afinado. (...) Os ouvidos de Sicrano pareciam querer explodir."
      Claro que fica meio... ruim (?), na minha opinião, se você mudar rapidamente. Por exemplo, assim fica meio... ruim:
      "Ele amava tocar. Não se importava com o que os outros fossem dizer. As opiniões alheias não faziam diferença para ele, desde que existisse ele e o som. Ele nunca contou isso à ninguém. Sicrano odiava seu som."
      Bem, meu exemplo ficou meio ruim, mas o que eu quis deixar transparecer é que mudou os pensamentos dos personagens rapidamente. Isso não fica muito legal, porém, essa é a minha opinião. Seus leitores podem achar. Não sei.
      De todo modo, se não entendeu muito bem o que quis dizer, responda-me. Estarei atenta ;)

      Excluir
    2. (Ou, como outro comentário diz:
      Ligados Betas16 de julho de 2013 02:22
      Oláá, minha querida!
      Então, apesar de a Gabi ter orientado que você não fique mudando de ponto de vista muitas vezes no mesmo capítulo, porque pode ser cansativo, se for importante, você pode fazer mudar a narração usando outros recursos: usar o itálico, colocar uma frase dando a entender que a narração está a cargo de outro personagem, pode colocar asteriscos e soltar um espaço maior no texto entre um POV e outro, coisas assim^^

      Abração =)

      Ainda assim prefiro 3ª pessoa, ehuehue')

      Excluir
  22. Olá! Concordo completamente com tudo que falou. Percebo isso em muitas fanfictions. Até de autoras que são muito amigas minhas. (Ai, minha amiga me mata se me vê escrever isso. Ela vai achar que é pra ela. Talvez seja um pouco. Ou não. Rebecca, ou Annie, eu sei que você está ai. Provavelmente eu vou te enviar o link. Leia isso!) Tenho até um pouco de vergonha de corrigir, mas tento ao máximo. Agora estou tirando essa vergonha e mandando links daqui do blog pra ajudar os erros.
    O que eu queria perguntar era uma coisa que eu fico muito irritada: nunca sei qual é o nível certo para descrever alguém. Às vezes dava uma preguiça extrema de continuar lendo quando alguém descrevia muito uma pessoa, mas me irritava muito quando alguém deixava uma simples descriçãozinha medíocre. Vocês tem alguma dica para isso?
    De todo modo, obrigada!

    ResponderExcluir
  23. AMEI o post ^-^
    Mas, tenho uma dúvida. Sobre o negócio de passar de um POV pra outro de personagens e tals no mesmo capítulo, e se a fic for uma One Shot?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a fic fôr uma one-shot compreende-se melhor, mas para isso a one tem que ser grande, para se poder mudar várias vezes de narrador. Mas, na minha opinião, a melhor alternativa é a narração ser feita na 3ª pessoa.

      Excluir
  24. Vale ainda comentar sobre os estrangeirismos que ocorrem em muitas fanfic :)
    Texto muito bom valeu pelas dicas

    ResponderExcluir
  25. muiiito obrigado pelas dicas vou comecar uma fanfic , me ajudouu muito com as duvidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que ajudou! E já sabes, qualquer dúvida, estamos cá.

      Boa escrita!

      Excluir
  26. Olá....Bem eu comento alguns erros dai ( quando comecei a escrever só colocava internetes , hoje nem suporto isso em uma fic ), tbm uso colocar flash back on e flash back off ( para os leitores não boiarem, já que tem muitos que nem leem as notas do cap ) bom eu amo descrever as coisas ( assim nunca coloco link, msm tendo feito o link da roupa ) eu gosto que os leitores imaginem , assim como eu imagino quando estou lendo ... Vivia errando a travessão, mas agora eu copio e fico colando ela u.u
    Não sou fã de nomes em inglês ( sou pessima com inglês )
    Amo pedir a opinião dos meus leitores ( sim, pois se não fosse meus leitores eu continuaria escrevendo uma bosta, pois foi graças as dicas que recebo que a cada dia venho melhorando )
    Uma outra coisa que eu acho mega chato ( é quando os autores ficam pedem comentários....Tipo pedir comentários tudo bem né, se ele ta passando horas escrevendo quer ganhar reconhecimento , mas ai a pessoa ganha comentários ( e muitas das vezes são muitos) e não faz questão de responder nenhum, juro eu fico P...da vida com isso..Tá que algumas vezes não dá, mas pelo menos mandar uma obrigada já é alguma coisa...
    Por fim eu estou escrevendo uma fic interativa ( meu mais novo xodo, mesmo os personagens não sendo meus ) e tipo são em media até agora 16 personagens e vai aumentar, como fazer 16 cap para cada personagem aparecer? A fic se tornaria algo imenso, por isso eu escrevo cap até grandes, e aparecendo umas duas ou três pessoas, e sempre tento fazer elas serem diferentes umas das outras...Outra coisa também , não sou boa escrevendo em terceira pessoa, e acho que se eu for escrever um cap em terceira pessoa levaria em media duas semanas, enquanto em primeira em duas semanas escrevo mais de quatro cap..
    Bom eu acho que é isso....bjs bjs e muito obrigada por essas informações que vão ajudar e muito......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto mais de escrever em 3ª pessoa, pois quando escrevo em 1ª acabo por fugir do foco.

      Este post também me ajudou muito a mim, enquanto escritora e beta, e tenho a certeza que ajudou muita gente.

      Beijos

      Excluir
  27. Muito obrigada pelas dicas, ajudaram muito!

    ResponderExcluir
  28. Olá, estou começando a escrever minha fanfic. Fiz uma coisa e quero saber se está certo ou errado. No erro número 11 você classificou como erro a ficha de personagem, mas e um prólogo? É errado fazer?

    ResponderExcluir
  29. Oi, gostei muito dessa postagem e discordo apenas da questão do POV's xD
    Acho que, muitas vezes, ele é necessário, pq o nosso estilo "fanfic" pede isso. Não é um livro, ou coisa assim. É Fanfic e eu penso nisso como algo bem distinto, então não vejo problema na utilização de uma "mudança de cenário" com uso desse artifício. Já vi muitas histórias que usam e nunca fiquei confuso. Acredito que colocar o texto em itálico serve mais pra mostrar pensamento do personagem ou acontecimentos do passado, mas acontecimentos simultâneos ficam bem melhor separados, ainda mais quando a história é na perspectiva de duas pessoas, por exemplo:

    Sicrano Pov's

    Não acredito que ele fez aquilo. Tenho certeza que ela irá revidar.
    (Texto, texto, texto)

    Fulano Pov's

    Então é assim que Beltrana quer jogar. Pois então que comece a brincadeira!

    ...

    Em casos assim, colocar um em itálico e outro normal (ou, no pior dos casos, negrito) fica algo muito estranho, pelo menos pra mim.
    Maaas, é uma opinião bem pessoal! Claro que podem arrumar outras formas de separar essas coisas, mas acho que, mesmo havendo outras maneiras, essa não é errada ou "feia". Leio Fanfics e escrevo há bastante tempo, sempre, sempre, sempre existiu essa coisa de Pov's auhsauhsa. Mas se alguém quer fazer algo mais parecido com livros, então é bom não usar :x

    Enfim! É isso!

    ResponderExcluir
  30. Ai ! Adorei esta postagem! Me ajudou muito! Na categoria Sonic só dá esses erros aí, para todos os lados ! Um amontoado de Povs, off, on, emonticons e links que não acabam mais ! E se for falar, ainda somos mau-tratados ou ignoradas!
    Tenho uma dúvida que ninguém me tira: podemos substituir o travessão pelo nome do personagem seguido de dois pontos? Se não, existe alguma maneira de inserir travessão num texto feito em um dispositivo móvel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poder, claro que se pode colocar o nome da personagem em vez do travessão. Isso faz-se muito, especialmente em Roteiros, mas se for num texto "normal" eu não aconselho. Na minha opinião, acho que fica feio.
      Dá sempre para inserir num dispositivo móvel, copiando e colando de algum sítio.

      Beijos e espero ter ajudado

      Excluir
  31. me ajudou muito ! Estou escrevendo minha primeira fic, e essas dicas vão ser super usadas nela ! obrigado gata rs'

    ResponderExcluir
  32. Acabei de finalmente acessar o blog e já me encontro lendo este maravilhoso post. Amei, super me ajudou.
    Muito obrigada. Tenho que admitir que,pelo menos 4 desses erros eu já cometi em um dos meus rascunhos.

    ResponderExcluir
  33. Acabei de ler uma fanfic com, pelo menos, 14 desses erros D:

    Ótimo post, maravilhoso. Deveria ser leitura obrigatória para todo novo ficwriter e alguns antigos.

    ResponderExcluir
  34. Nossa,esse blog é muito bom. Definivamente útil. Eu pretendo escrever uma fanfic mais séria que as anteriores e dei uma lida no blog. Dicas muito inteligentes,que com certeza vão me ajudar. Obrigada :)

    ResponderExcluir
  35. Cara amei seu post, estava procurando dicas para escrever minha primeira fic e AMEI esse post, me ajudou bastante, vou usar muito essas dicas :D!! Obrigado <3

    ResponderExcluir
  36. Você acha que fica estranho um capítulo de 3000 a 4000 palavras escrito com 3 POVs diferentes,cada um falando sobre coisas diferentes, ou um dando continuidade ao outro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for só um POV por pessoa, no capítulo inteiro, eu acha que não fica mal, visto que o capítulo é grande e daria cerca de 1000 palavras a cada POV. Mas se se for mudar constantemente de POV, eu acho que torna a leitura cansativa.

      Excluir
  37. Incrível como muitas dessas coisas eu costumava fazer quando iniciei minha vida no meio das fanfictions! Acredito que muitas dessas atitudes são devido a própria tendência de escrita. Muitas vezes um ficwriter copia outro e assim vai... Muitos disseram da ideia dos POVs, mas na realidade, acredito que o que a matéria quer relatar é o fato da palavra "POV" ficar deslocada dentro do texto. É possível conduzir a diferença de POVs sem necessariamente marcá-lo de forma descarada; eu mesma aboli a palavra, mas continuo fazendo a alternância quando necessário.

    E, da mesma forma dos POVs, eu digo da forma narrativa (1ª ou 3ª). Existe uma autora de uma novel japonesa que usa desse recurso, a alternância de narrador, para enriquecer a história. O mais aconselhável, nesses casos, é não fazer isso no mesmo parágrafo. Ou ter o domínio total do texto para saber a hora em que se deve escrever em primeira, a hora em que se deve escrever em terceira. Acredite, o texto fica imaginavelmente fantástico, mas é um recurso estupidamente difícil de ser desenvolvido e pode SIM gerar confusão. Agora, como um todo, não acho que seja errado. Acredito que, tal como o POV, pode haver um aprofundamento desse pedaço, para deixar claro que o maior crime é ficar alterando entre os dois discriminadamente.

    No mais, parabéns pela matéria! Estou achando o blog extremamente útil. Queria ter descoberto-o antes.

    ResponderExcluir
  38. Fiquei confusa com esse negócio de Pov e tals ? Me ajuda ? :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exagerar nos POVs num texto/capítulo, isto é, estar constantemente a perspetiva da ação, torna o texto muito cansativo de ler. Por isso deve-se manter um narrador, no máximo dois, durante um capítulo.

      Excluir
  39. Muito obrigada seu post me ajudou muito viu valeu ("Eu n qria q vc corrijisse meu português soh a istoria!!1! Ri muito kkkkkk )


    ResponderExcluir
  40. Eu realmente adorei o post,e fico muito feliz que as minhas fanfics não se enquadrem em nenhum dos erros.

    ResponderExcluir
  41. ADOREI! Acho que não irei cometer nenhum desses erros mas obrigado me ajudou muito kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  42. quantas palavras são necessárias +ou- em um capítulo de uma fanfic?

    ResponderExcluir
  43. oi^^ eu gostaria de saber quantas palavras +ou- são necessárias em cada capitulo de uma fanfics

    esperando uma resposta...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é ao teu critério. Tu é que sabes. Eu gosto de capítulos com entre 1000 e 2000 palavras, mas há pessoas que preferem 700 ou 3000. Tem a ver com aquilo que gostas e és capaz de escrever. ;)

      Excluir
  44. Mas não faz mal usar POV as vezes? fico com medo de usar não der certo. A pergunta é, ainda se usa o POV né? não sei como me referir ao pensamento da personagem de outra maneira. Me ajudee!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Usar o POV não é errado, desde que o saibas fazer. Mudar de POV muitas vezes durante um capítulo fica mal e confuso, por isso é que não aconselhamos a fazer. Antes de mais, define duas ou três personagens que vão narrar a história. Eu não aconselho a mais do que isso.
      Tenta manter a mesma pessoa a narrar durante todo o capítulo, e muda só no início de cada capítulo. Para além disso, não contes a mesma ação duas vezes. Isto é, duas das personagens, A e B, que narram a história, encontram-se. A não ser que seja estritamente necessário para a compreensão da história, não contes a cena duas vezes, uma pela perspetiva do personagem A e outra da perspetiva personagem B. Isso pode tornar a história desinteressante.
      Para mim, estes são os pontos mais importantes. Mesmo assim, se tens um beta, fala com ele sobre isso e pergunta-lhe qual é a sua opinião, porque ele certamente saberá melhor o que se adequa à tua história. :)
      Esperto ter ajudado.

      Excluir
  45. AHAHAHHAHAHAHAHHA!!!!!!! gostei tanto, mas gostei mesmo tanto deste post! não sabia que existia tanta discussão e confusão na fanfiction mas como é gratuito é bem inevitável essa situação. tenho de espreitar as histórias e os conselhos pois os conselhos para uns, dá para outros :)
    passam e escrevam bem (ou pelo menos muito!)

    ResponderExcluir
  46. "Fulana POV: Dobrei a esquina e vi Ciclana. Meu deus!
    Ciclana POV: Não acredito. É Fulana, depois de todos esses anos? Corri para ela.
    Beltrana POV: Observei de longe. Aquelas duas iriam pagar pelo que fizeram comigo."

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk morri de rir. Gostei de suas dica :DDD

    ResponderExcluir
  47. Nossa... Quando li o seu post, me identifiquei um pouco. A parte em que diz "Ligação On" eu fazia isso..mas de agora em diante, jamais haha. Sempre que leio fanfics eu percebo os erros e várias vezes deixei de ler fic's assim. E como comecei a escrever fanfics morro de medo de acontecer comigo isso, resolvi procurar dicas para mão errar e achei seu blog. Excelente blog aliás. Vou seguir todas as suas dicas para não perder leitores por um motivo tão bobo que é a ortografia. Obrigada pelas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada! Ficamos contentes por estares a gostar do blog. Sente-te livre para procurar um beta da Liga dos Betas do Nyah! Fanfiction, se quiseres ;)

      Excluir
  48. Muito bommm! Estou escrevendo uma fic e graças a Deus se enquadra as suas dicas, que também me ajudaram muito em relação ao "on" e "off". Grande beijo para você e parabéns! 😘

    ResponderExcluir
  49. Gostei da postagem muito legal me ajudou em vários pontos, mas eu tenho uma pergunta.
    Uma vez eu escrevi um capitulo da minha fic e cometi uma gafe horrível! Uma das leitoras me alertou, gente,eu revistei o capitulo e juro que não vi. No site Nyah, tem a opção de editar os capítulos, tem algum problema editar alguma frase sem nexo que passou despercebida, ou uma palavra que faltou ou não devia estar lá?Eu não sei, alguém pode ler o cap. de novo e notar que foi editado. Por que eu voltei lá e corrigi, estava ridículo. kk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não se nota, se editares. Acho que é preferível editar do que deixar ficar o erro :)

      Excluir
  50. Ola , descobri o blog por acaso procurando dicas para uma nova fanfic já tenho uma publicada e tem alguns erros citados acima procuro sempre melhorar minha fan , não digo que é perfeita longe disso , é a primeira vez que faço uma história do gênero romance e quero agradar os leitores procurando usar o português correto, não gosto de Pov e essa é uma duvida que tenho.
    Narro minha fan na terceira pessoa até o momento do diálogo, gostaria de saber se é correto e como faço para distinguir um pensamento do Fulano sem usar aspas?
    Uso aspas para não fazer Pov sei que não é desculpa , tenho essas dúvidas pois tenho idéias para mais duas fanfics , sempre reviso os erros apesar de alguns passarem desapercebidos
    Desde já agradeço e muito obrigada pela atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando não são muitos pensamentos, eu costumo usar aspas. Quando são muitos, acho que escrever algo do tipo "Fulano achava que aquela atitude era errada..." serve. Não se usa aspas, mas partilha-se o pensamento do personagem.

      Excluir
  51. Adorei me ajudou muito!
    Você podia fazer um post só com expressões usadas em fics.
    Acho que ficaria legal!
    Pq até agora não achei nenhuma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pela sugestão, vou adicioná-la ao nosso banco :) Fico contente que o post tenha ajudado.

      Excluir
  52. Amei o seu post. Depois de tanto ler, decidi fazer a minha própria fanfic e as suas observações foram de muita utilidade para mim. Sinceramente, como leitora, eu me peguei concordando com diversos pontos. Algumas coisas realmente incomodam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficamos contentes que o post te tenha ajudado! Boa sorte com a fic :) (e não te esqueças de solicitar um beta da Liga xD)
      Beijos

      Excluir
  53. Amei! Até mesmo me identifiquei com algumas kk, para ser mais exata, na 5, eu não consigo maneirar nos adjetivos, principalmente quando é o começo de uma fic original e eu vou apresentar um personagem. Eu também costumo mudar muito de POV, quero dizer, eu só escrevo em terceira pessoa, mas mudo a cena aos poucos para dar sensação de "drama" e para dar um aspecto "novela".

    ResponderExcluir
  54. Muito bom esse post. amei de verdade, me ajudou muito valeu!!

    ResponderExcluir
  55. Sou aquele da sinopse não consigo fazer uma sem dar espoiler, Mas vou procurar alguém que me ajude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo! Não há que ter medo de pedir ajuda ;)

      Excluir
  56. Isso fora os erros de português que não dá para tolerar. Existem fics que os autores não pontuam seus " vocês" ou ignoram as regras dos " por que "," por quê ", " porque " ou " porquê ".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Percebo o que queres dizer, mas não podemos fazer mais que oferecer ajuda :)

      Excluir
  57. Adorei! Dicas muito preciosas, a do localizador salvou minha vida!

    ResponderExcluir
  58. Pessoas que não aceitam as opiniões dos outros ou até mesmo bate boca com um Beta, são pessoas que não querem evoluir. Sei que existe críticas construtivas e críticas bosta, temos que aprender a identificar cada uma delas para dar a resposta certa e não vim depois respondendo o comentário dizendo: Ah desculpa pela resposta arrogante! Eu interpretei mal...
    Concordo com o post e até mais! *-*

    ResponderExcluir
  59. se tem uma coisa que eu n gosto quando leio fanfic é autor que escreve assim:
    Eli tava nu banhero e tomo baho escovo os dente e cago. Gente é horrível ler historias sem nenhuma concordância verbal matou o português e ababou cmg

    ResponderExcluir
  60. Nossa, amei as dicas ♥ Cada uma delas me lembra fanfics que já li ahusahusuha x)
    Vou começar a seguir esse blog, porque achei suas dicas maravilhosas *-* (obs: você escreve bem) ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo elogio! <3 Mas este blog não é só de uma pessoa; é escrito por vários betas da Liga dos Betas do Nyah! Fanfiction! :D Espero ver-te em mais posts :D

      Excluir
  61. É correto botar o P.O.V em um texto ou não? Eu não sei :,(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Não é correto, nem incorreto. O que se fala neste post é a excessiva mudança de POV. Em relação a escrever ou não "POV" é contigo. Cada pessoa tem o seu estilo de escrita, e cada pessoa faz de maneira diferente. Podes também, por exemplo, simplesmente escrever o nome da personagem a narrar a negrito no início do capítulo.
      Espero ter ajudado :)

      Excluir
  62. Muito bom! É engraçado, e informativo ao mesmo tempo. Vou mandar para uns amigos meus que necessitam muito ver isso.
    Sobre o pensamento, você coloca entre aspas? eu prefiro colocar entre parênteses, pra mim fica mais claro para o leitor que o personagem está tendo um pensamento.
    Vou visitar esse blog mais vezes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que a maneira como se representa o pensamento varia com o estilo de escrita de cada autor.
      Ainda bem que o blog te ajudou! Espero ver-te aqui mais vezes!

      Excluir
  63. Gostei do post muito bom e eu ri muito até a barriga me doer haahhaaaaa tava mesmo precisando disso foi muito divertido ler

    ResponderExcluir
  64. Tenho dúvidas em questão do tamanho dos capítulos...as vezes fico com medo de escrever capítulos muito grandes e as pessoas desistirem de ler na metade do capítulo :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Embora, pessoalmente, os capítulos grandes não me incomodem, principalmente se a escrita e a história forem envolventes, há pessoas que não gostam de capítulos grandes e os acham cansativos. No entanto, tal como existem pessoas que não gostam de capítulos grandes, há pessoas que preferem capítulos grandes a capítulos pequenos. A minha sugestão é fazeres aquilo que tu achas que serve melhor a história :)

      Excluir
  65. como leitora e autora eu concordo com você em tudo o que disse, mas eu não sei se isso é a realidade, pois já vi fics maravilhosas serem escritas e terem muito poucos comentarios e favoritações enquanto outras, você lia e era impossivel de entender devido aos extremos erros de portugues( ex: ela mim deu para mim dá pra ela e outros mais que eu já vi) e são essas que sempre tem aquele bando de comentario e favoritações, eu nunca entendi o porque, será que a historia é mais envolvente? não sei, porque eu não conseguia ler até o final

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que houve uma época em que isso acontecia muito e, embora hoje ainda aconteça, as pessoas têm começado a ser mais exigentes no que toca à escrita de fics. Também não percebo o porquê de isso acontecer, mas deixa lá! O importante é continuar a escrever!

      Excluir
    2. é verdade, a gente tem que continuar escrevendo até porque sempre tem pessoas que comentam e favoritam a fic, mesmo que pouco, seria um desrespeito para eles parar de escrever a historia. Em relação a parte de ser a leitora, o que eu não suporto em uma fic é a autora não responder meus comentarios se ela costuma responder os dos outros, sei lá a sensação que eu tenho é que meu comentario não vale nada, ou então quando vc comenta um texto e ai a autora só coloca um obrigada kkkkkkk terrível isso, eu não gosto de autores mal educados como você falou no post

      Excluir
    3. Percebo completamente o que estás a dizer!

      Excluir
  66. Sabe moça/moço, apesar de me esforçar bastante — Sai gata! — e ter lido muitos livros pra tirar referências, sinto que tenho muito à aprender. Assim... Eu tenho duvidas sobre os pensamentos, sonhos e essas paradas, entende? Sabe, botar entre aspas ou escrever — Gata! Para! N-não lambe! — em itálico. Uso qual deles?
    E também tem os gritos... Não sei se devo descreve-los como "Fulano gritou de susto" ou se ele deve gritar, tipo " — AAAAAAAAHHH!" e também não sei se posso usar as letras maiúsculas sem que a escrita se torne feia ou pouco atrativa... E — Ai gata! Não arranha! Ai!... Não lambe! Ai, língua áspera! AH! — tem o fato dos gemidos, sacas né?!(aquela carinha) Eu li em alguns "mangás totalmente inocentes" que tem os diálogos só para gemidos tipo " — Hn" ou " — Nha!" ou até " — NNNNNNH!!!"(carinha aquela de novo). E li em livros "pouco conhecidos" — por assim dizer — que também tinha diálogos pros gemidos, mas em outros só deu um "Fulano gemeu alto [...]" e tals.
    E tem mais — toc toc* ... Night, o quem gemeu alto? "F.U.D.E.U. F*deu!" Ninguém Mom! — Eu tenho o costume de fazer o "toc toc*" para se referir a alguém batendo na porta e pás, mas eu sei que tá errado. É um crime ou eu posso usar sem ser esfaqueada? Agradeço se me responder :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É assim, é muito difícil responder às tuas perguntas sem ter ler o contexto em que elas aparecem. Eu tenho preferências, toda a gente as tem, e eu posso dizer-tas se quiseres. Por exemplo, eu prefiro que escrevem "Fulano gritou de susto" em vez de "AAAAAAHHH!!", mas isso não quer dizer que não há momentos em que um é mais apropriado que o outro. Nenhuma das coisas que listaste está errada; tem tudo a ver com o contexto em que aperecem, as tuas preferências e as preferências do leitor.
      Não sei se fui de muita ajuda, mas é o melhor que te posso responder. E, já agora, é "moça" kk
      Beijos e boa escrita!

      Excluir
  67. Amei o post! E o que me deixou realmente feliz é que eu só cometo 2 desses erros kkkkk... O do FlashBack e de quando muda o personagem que ta narrando tipo: Fulando Pov's On kkkkk Mas eu vou me esforçar para não cometer mais esses erros
    Esse post realmente me ajudou,por que me fez perceber o quão ruim fica a Fanfic se você não prestar atenção... Ficou perfeito! ^-^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que gostaste e que te pudemos ajudar! :D

      Excluir
  68. Antes dos emoticons e emojis, (sim, tem gente que usa emojis quando é "troca de mensagens na fanfic" e em alguns sites, até usam emojis no título da história, tipo "Summer Love������❤������", se tem uma coisa que eu detesto, além disso, é o fato de usar MILHÕES de amojs, onde nem deveria ter nenhum, pelo amor de deus.

    Outra coisa que me irrita também, é muitos "POV's" em fanfics. O máximo que deveria ter, era algum revezamento entre o principal e a principal. Eu nem gosto muito de ler quando tem ponto de vista dos dois protagonista, pra mim tem que ser: ou apenas uma pessoa narra, ou a autora narra. Isso ou nada.

    MAS, como querer não é poder, parece que tem gente que tem alguma demência e resolve fazer uma fanfic. Eu leio e fico tipo: "Ok. Mas pra quê?" "Em que momento, no mundo, você achou que você tinha capacidades pra escrever isso?"

    Porq, tipo, em um capítulo, tem zilhões de POVs, e pelo fato da história ter uns 10 personagem, acho que a garota que escreve, coloca na mente que em qualquer acontecimento, tem que fazer um ponto de vista de TODOS PERSONAGENS sobre aquilo. Mais ou menos assim:

    "- Harry POV -

    Senti dedos irem contra meu ombro levemente, chamando minha atenção, ergui meus ombros, observando a figura parada diante de mim.


    Seu cabelo tinha abandonado as presilhas e seus óculos já não escondiam suas íris pintados um profundo e cativos azuis resplandecentes.

    Eu conhecia aquele olhos.

    Era a Effy. Mas, por que ela estava linda?"

    - Zayn POV -

    Effy chegou em nossa mesa, roubando a atenção de toda "galera". Ela tava gata! Se o Harry não tivesse caidinho pela nerd, eu já tinha pegado.


    - Shay POV -

    O que aquela nerd nojenta pensa que está fazendo? Acha que ficou bonita naquele vestido que mais parece uma sacola de lixo? Acha que assim vai poder tomar o Harry de mim? E "pq" esse idiota tá olhando babando pra aquela nerd ridícula?

    Se ela acha que eu vou deixar ela roubar ele de mim, ah se vou. Harry é meu, ninguém vai roubar de mim. Ou eu não me chamo Shay Smith.

    - Niall POV -

    Effy estava linda, e é bom que o babaca do Harry perceba o que perdeu. Além de linda, ela é super legal. Mas claro, eu prefiro mil vezes minha namorada, Demi Lovato, não entendam mau, gente. XD""



    (Eu usei a 1d como exemplo, mas não venham falar mimimi, sou directioner.)

    E tipo, ali em cima, percebe-se que eu usei vários exemplos de coisas que muitas das escritoras de primeira viajem, tendem a fazer. Claro, nem todas, tem gente que realmente, mesmo que iniciante, faz certinho, com um erro aqui e ali, mas fica uma história, digamos, "lível".

    O pior erro que autoras podem cometer também, é: Interagir com os leitores, como se tivesse em um reallity show com platéia. (Igual eu usei na senha do Niall.

    Isso é ridículo, nunca façam isso.

    Bom, essa é minha opinião. Eu li todo esse post, e concordo plenamente com tudo, principalmente com as abreviações de palavras na narração da história, dói meus olhos ainda mais quando a escritora escreve de forma muito "informal", digo. Claro que ninguém é experiente, formado em Letras, mas, ao menos, deveria tentar deixar o menos informal possível, pelo amor de Deus, na internet tem vários sites, post, vídeos ensinando isso. Deixem a linguagem internetê e informal pra coisas como isso: comentários, como estou fazendo agora.

    Não que eu escreva fanfics, idéias não me faltam, mas eu sou uma leitora fiel delas. Okay que eu leio mais fics com a 1D e o JB, mas eu estou sempre lendo interativas, pra na ficar em uma categoria apenas. Então, eu me acho no direito de opinar, e claro, pelos anos que leio fanfics, distinguir pela minha "experiência" de leitora, quais coisas são erradas ou não. Mas, enfim, vocês podem ou não concordarem comigo, isso não muda nada em minha opinião. Eu adorei o post, acabei de conhecer o blog, já gastei e resolvi ficar por aqui.��

    ResponderExcluir
  69. Bem legal esse blog, me ajudou muito para escrever minhas fanfics! Eu cometia muitos dos erros citados acimas... Bem, ainda cometo, confesso hehehe. Mas boa parte eu consegui eliminar e recebi mais favoritos nas histórias! =)

    ResponderExcluir
  70. nossa,esse post me ajudou muito,eu sempre colocava "on" e "off" e agora nunca mais vou colocar.
    chegei no mundo das fanfics este ano e as que mais tenho como exemplo/inspiração são as do instagram (a maioria não é de muito boa qualidade) e vi que muitas coisas que eu li nelas estavam errada,ate porque apesar de eu identificar algumas pela minha experiencia como leitora literaria,as fanfics são um mundo novo e cheio de possibilidades para explorar e requer conhecimento aprofundado no assunto para poder julgar.
    acabei de conhecer o blog,adorei e sei que esse tipo de fonte de informação vai me ajudar muito tanto como escritor como leitora,e quem sabe futuramente leitora beta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Ainda bem que te podemos ajudar! Bem vinda ao mundo das fics e da Liga! Esperamos ver-te por cá outra vez!
      Beijinhos

      Excluir
  71. Olá, boa noite.
    Faz muitos anos que não escrevo nada e perdi os arquivos do que escrevia antigamente (tenho apenas uma, pois alguém plagiou sem créditos no fb). Tenho uma ideia muito fixa na cabeça. Sou da época do falecido orkut. Hoje em dia, onde postar? IG?
    Agradeço se puderem ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós somos a Liga dos Betas do Nyah! Fanfiction por isso, a minha primeira opção é, obviamente, o Nyah! Fanfiction (fanfiction.com.br). Para postar em português conheço ainda o Spirit. Em inglês há vários, como o fanfiction.net e o AO3 (archiveofourown.org). Espero ter ajudado :)

      Excluir
  72. Nossa... Me ajudou bastante com o de flashback! Eu sempre fiz isso... desculpem meus leitores, irei concertar!
    Eu leio bastantes livros. É de la que eu tiro varias referencias, porém, tenho uma pergunta.

    Eu sempre aprendi na minha escola que quando terminamos a frase de um personagem. Devemos por um travessão. Deste jeito:

    - Mare. Você me ligou ontem? - Perguntou Gabriela enquanto tomava seu chá.

    Dessa forma. Quando tem continuação. Qunado vamos descrever algo a mais. Entende? Mas, eu tenho uma amiga, que também resolveu entrar nesse ramo de escrever fanfic, que faz de forma diferente:

    - Mare. Você me ligou ontem?. Perguntou Gabriela enquanto tomava seu chá.

    Isso esta errado? Eu tentei falar com ela que estava errado... Bem, ela mudou isso. Mas ainda quero saber.

    Agora fica algo como:
    - Mare. Você me ligou ontem?
    Perguntou Gabriela enquanto tomava seu chá.

    Ainda ta errado? Eu so quero ajudar ela na sua escrita. Por mais que eu não ligue quando tem algo errado, n deixa de ser em comado. Poderia me ajudar?


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! O modo mais correto é o primeiro, sem dúvida. Há escritores que usam o segundo, mas isso são marcas próprias de escrita que eu não sei se estão ou não corretas. Se queres ir pelo caminho mais seguro e teres a certeza que é o correto, então faz como no primeiro exemplo que me deste :)

      Excluir
    2. Muito Obrigada!!! E desculpa os erros no português ;~;

      Excluir
  73. Eu postei minha fanfic (fanfiction.com.br/historia/723739/Em_Busca_da_Fama_-_Uma_Historia_Glee/)
    Eu tentei colocar nas categorias: Originais e Glee, mas quando salvei ficou só Glee, eu futuramente posso levar uma advertência por isso?
    P.S: A história é apenas inspirada em Glee, e os personagens da obra original raramente vão aparecer na minha fanfic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a história se passa no universo de Glee e se os personagens da obra original aparecem (mesmo que poucas vezes), corretamente a história tem que estar classificada na categoria Glee :)

      Excluir
  74. Olá, eu amei muito a parte que fala sobre POV. Tinha algumas dúvidas...
    Então, se eu entendi bem, eu posso alternar entre personagens na narrativa, desde que eu deixe evidente que mudei o personagem-narrador sem precisar usar sinalizadores. Correto? Rsrs obrigada 😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corretísimo! É só deixar claro que aconteceu, embora eu aconselhe sempre a deixar uma linha em branco entre cada POV, para ser mais óbvio.

      Excluir
  75. Concordo com tudo. Realmente,escrever fics é complicado, mesmo sendo uma atividade muito gostosa de se fazer.

    ResponderExcluir
  76. Adorei muito o seu post, e tenho que admitir que me identifiquei muito. Me dá uma certa agonia ver excesso de emojis ou até mesmo de abreviações. Já desisti de tanta fanfic com enredo bom porque a escrita era deplorável. Mas fazer o que né?

    ResponderExcluir
  77. Ho ho, capitã, meus parabéns!
    É, eu sei que a atrasada aqui só veio comentar quatro ANOS depois, mas o texto continua tão atual e divertido! Sério, algumas coisas nunca vão mudar. Esse post me auxiliou muito, muito mesmo! Além de ter garantido umas boas risadas (seu senso de humor é pra lá de contagiante), ainda me abriu os olhos para coisas que eu não tinha reparado muito, como o nome em outras línguas. Só agora me ocorreu que, talvez, o fato de eu não saber falar Latim possa complicar um pouco o meu título... E outras coisas das quais eu tenho ódio mortal, fiquei felicíssima ao perceber que há mais gente nesse mundo que leva em consideração as regras básicas da escrita.
    Esse post está maravilhoso. Atemporal.

    ResponderExcluir
  78. Pelo amor de Deus, me ajuda por favor! É sobre o problema número 3. Eu realmente acho estranho essa forma de descrição, mas não acho outro jeito de se referir aos personagens ser ficar repetitivo.
    O que eu faço???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey! Eu tive este problema há uns tempos, e o que eu me apercebi foi que citar o nome do personagem não fica repetitivo. Se variares o uso do nome com o uso de pronomes (ele, ela), a história raramente fica repetitiva. Para além disso, palavras como "a garota", "o garoto", "a aluna", etc. podem ser usadas. O único cuidado é não as usar excessivamente porque aí, sim, fica repetitivo.
      Boa sorte!

      Excluir

O blog da Liga é um espaço para ajudar os escritores iniciantes a colocarem suas ideias no papel da melhor maneira possível.



As imagens que servem de ilustração para o posts do blog foram encontradas mediante pesquisa no google.com e não visamos nenhum fim comercial com suas respectivas veiculações. Ainda assim, se estamos usando indevidamente uma imagem sua, envie-nos um e-mail que a retiraremos no mesmo instante. Feito com ♥ Lariz Santana